top of page
DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

SERVIÇOS

AÍDA NO COLÉGIO.

educandario_02.jpg

Fachada do Educandário Gonçalves de Araújo,

onde Aída permaneceu por 12 anos.

irmãs_josefinas_freiras espanholas.jpg

Irmãs Josefinas. Primeiro grupo de freiras
do Educandário onde Aída estudou.

(Do livro "Aída Curi, Ouro Puro em Mina de Trevas", escrito pelo irmão de Aída, Monsenhor Maurício Curi.)

irmã inácia_otimizada_e_menor.gif

Irmã Ignácia.

DELICADEZAS QUE NÃO SE ESQUECEM...

 

Da Irmã Ignácia:

 

"Uma das meninas respondeu-me com um grave insulto. Não pronunciei palavra. Porém, no meu interior, causou-me tanta dor que, mesmo não que­rendo demonstrar, transpareceu em meu semblante esta mágoa interna.
 

Nossa meiga Aída, que ficava com as outras na sala, nada ouvira nem se apercebera do fato. Notan­do, entretanto, que algo havia acontecido, veio-me por detrás (pois eu me sentara à mesa com o rosto entre as mãos), e estendendo seus braços abraçou-me, sussurando-me ao ouvido palavras de consolo. Com esse gesto de bondade e compreensão minorou a minha dor."

Irmã Ignácia dá-nos mais este testemu­nho a respeito da aluna Aída :
 

"Aída  era uma moça excepcionalmente estudio­sa e levava o estudo muito a sério. Nas vésperas dos exames explicava as lições às colegas mais fracas nos estudos. Depois dos 15 anos, tornou-se verdadeira auxiliar das mestras, ajudando na disciplina. Aída foi, durante um quarto de século, a melhor aluna que passou pelo Educandário".

 

 

irmã_inácia_otimizada_menor.gif

Irmã Ignácia.

Da Irmã Josefina:
 

"Atravessava, o Educandário, uma época difícil.  Havia um grupinho de umas oito educandas rebeldes ao Regulamento e que com suas atitudes influencia­vam outras meninas. Lutávamos incansavelmente, sem resultado. Eis senão quando Aída Curi, a melhor aluna, soma-se ao dito grupo. Estupefata, não enten­dendo a sua atitude,
e como era minha aluna, resolvi chamá-la 
para repreendê-la.

Aída explicou-se dizendo que se unira às colegas rebeldes não para aumentar o
número das mesmas, mas para convencê-las de que agiam erradamente, e
aconselhá-las a serem boas e obedientes.  Recebeu, então, um prêmio."

Da Irmã Laura:
 

"Havia um dia por semana, no colégio, em que a cozinha ficava sob a responsabilidade das alunas de Arte Culinária. Era a vez das alunas prepararem o almoço para as Irmãs e Professoras. O que sobrava era repartido entre elas. Muitas vezes acontecia que, quando todas se deliciavam com os doces e salgadi­nhos que haviam ajudado a preparar, Aída desapa­recia da cozinha e ia sentar-se com as outras meninas. Irmã Laura confessa que muitas vezes ficou envergo­nhada intimamente pensando no exemplo que ela, religiosa, recebia de uma menina.

Disse-me uma vez a Irmã referindo-se àquele e outros fatos: - "Sabe, Aída tinha qualidades que mesmo uma noviça não possui!"

aída com o uniforme do educandário e o d

Aída com o uniforme do Educandário e o lacinho, distintivo de "melhor aluna".

D. Maria Antônia, cozinheira do colégio, nunca se esqueceu da ajuda espontânea de Aída, quando o trabalho apertava. E ao ver D. Maria zangada, Aída a abraçava carinhosamente, para acalmá-la.

"Gostava de me ajudar - diz D. Antônia - e às vezes eu precisava enxotá-la da cozinha para que fosse brincar".

Quando a mãe de Aída quis tirá-la do Educandário para que pudesse fazer o Curso Ginasial reconhecido pelo Governo, as Irmãs pediram com insistência que a deixasse ficar, pois "servia de exemplo para as outras meninas". Aída  lá permaneceu, então, até completar dezoito anos.

aída_foto_nova_no_colégio_otimizada_meno

Aída com  o distintivo de "melhor aluna".

ALUNA NOTA 10.

Em carta enviada ao advogado Dr. José Valla­dão, para ser juntada ao "dossier" de Aída, escreveu a Madre Superiora do Educandário Gonçalves de Araújo, Madre Maria Casas:

"...desde pequenina manifestou grande pureza de alma e muita piedade, a par de viva inteligência e habilidade para qualquer trabalho intelectual, ma­nual ou doméstico. Sempre foi aluna de conduta exemplar, conquistando, ano por ano, os melhores prêmios".

De fato, todos os prêmios que o Colégio costuma oferecer às melhores alunas, ela os obteve: o "Curso de Piano" foi talvez o que mais satisfação lhe causou.

Às meninas que se destacavam durante o perío­do escolar, a Instituição concedia, no fim do ano, fé­rias em casa. Este prêmio Aída  sempre o conquistou, e mais de uma vez foi a única que gozou deste pri­vilégio.

aida_com_superiora_colegio_otimizada_men

Aída, com a Madre Superiora do Educandário, Irmã Eusébia Garmêndia.

Afirmam as Irmãs que Aída levava a vida espiritual muito a sério. Pertenceu à  Pia União das Filhas de Maria, ocupando por algum tempo o cargo de secretária e elaborando as atas. Fazia parte igualmente do Apostolado da Oração  bem como da Cruzada Eucarística.  Os livros de sua preferência, em português ou espanhol,  tratavam das virtudes de Nossa Senhora.

Aída conservaria sempre um profundo sentimento de gratidão às freiras, e prometera levar-lhes  o primeiro salário que recebesse de seu trabalho. A última  vez que as visitou  foi no Dia das Mães,  em maio .  Dirigiu-se à Madre Superiora nos seguintes termos:

- Não foi para oferecer–lhes o meu primeiro salário que vim hoje, mas para abraçar a todas as Irmãs no Dia das Mães, pois as considero minhas segundas mães.

capela_mais_clara_otimizada.jpg

Nesta capela do Educandário, Aída coroou Nossa Senhora, no mês de maio, várias vezes.

o ultimo semestre de aída no educandário

O último semestre de Aída no Educandário.
  "Nota 10" em todas as matérias!

irmas_do_educandario_goncalves_de_araujo_nova_foto_otimizado_menor.jpg

 Freiras do Educandário Gonçalves de Araújo, que conviveram com Aída.
Ao centro, a Madre Superiora, Irmã Eusébia Garmêndia.

irma_ignacia_com_alunas_do_educandario.j

Irmã Ignácia e alunas do Educandário Gonçalves de Araújo.

para_o_site.jpg

Aída aprendeu piano no Educandário.  Eis algumas de suas músicas preferidas, que sempre gostava de tocar:

  • La Cumparsita - Tango.

  • Le Lac de Come - G. Galos.

  • Prelúdio - Op.28, nº 4 - F. Chopin.

  • Ave Maria - Gounod.

  • Serenata - Franz Schubert.

  • Pour Elise - Beethoven.

  • Tico-Tico no Fubá - Zequinha Abreu.

  • Oração de uma Virgem - T. Badarzewska.

aida_e_os_tres_irmaos_foto_melhorada_men

Foto de Aída Curi com os três irmãos, nos jardins do Educandário Gonçalves de Araújo, em São Cristóvão, onde Aída estudava.  Da esquerda para a direita: Maurício (futuro padre), Waldir (o caçula) e Roberto, o mais alto.

bottom of page